Foto: Charles Guerra
As cores da primavera já enfeitam a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Pode até ser clichê, mas a estação mais florida do ano já vai chegar. A primavera, começa oficialmente às 22h54 de sábado. Em alguns locais da cidade as flores já brotaram. Porém, mesmo enfeitando e trazendo um aroma diferente é preciso ficar alerta. Para 2018, meteorologistas revelaram que há chance de ter um novo fenômeno do El Niño durante a estação, isso quer dizer que a primavera será mais quente e com riscos de temporais.
De acordo com a meteorologista do Clima Tempo, Graziella Gonçalves, após sair de um inverno seco, a primavera é a estação do retorno das chuvas combinadas com as altas temperaturas. A chuva tem tendência de ficar acima da média nos próximos três meses, a instabilidade vai estar presente em grande parte do país e há risco de temporais.
_ Ao longo do mês de outubro, a frente fria avança no Estado e acumula mais instabilidade. As temperaturas devem ser mais elevadas. No mês de novembro, a previsão também deve ser de chuvas acima da média com riscos de temporais. Em dezembro também é esperada bastante chuva e calor, isso porque o El Niño ajuda na elevação das temperaturas, o mês será quente _ explica Graziella.
A meteorologista comenta ainda que a primavera é conhecida por ser uma estação de transição, com aumento natural da frequência da chuva e do calor. Os dias cada vez mais longos garantem maior insolação e o aquecimento do ar. Isto se confirma por conta do aquecimento do oceano Pacífico, mas também vai deixar as chuvas irregulares. Por conta disso, chuvas fortes tendem a acontecer, mas não no mesmo lugar, dificultando assim o armazenamento de água dos reservatórios para abastecimento de água e para a geração de energia.
FOTOS: veja imagens dos desfiles farroupilhas na região
A Somar Meteorologia também destaca a mudança do cenário climático no país. Para os próximos dias, há previsão de chuva de moderada a forte na Região de Santa Maria, com acumulados significativos, além de descargas elétricas e rajadas de vento.
_ Após sairmos de um La Niña (que é o resfriamento anômalo das áreas do Pacífico), passamos por uma neutralidade do oceano e agora muitos modelos indicam aquecimento para os próximos meses. As águas começam a esquentar no decorrer dos meses da primavera, caracterizando um El Niño mais fraco. Para os meses de verão, os modelos indicam um El Niño Clássico. Com essa configuração, devemos ter algumas particularidades com relação a distribuição e qualidade da chuva no Brasil_ sinaliza William Minhoto, meteorologista.
Ainda conforme a Somar, os acumulados de chuva nos três meses da nova estação devem ser acima da média climatológica. Há potencial para transbordamento dos níveis dos rios, deslizamentos de encostas, granizos e alagamentos. Vale destacar que se o El Niño persistir durante o verão, o risco para estiagem em Janeiro diminui bastante.
Horário de verão pode ser proibido em todo o país
CHUVA
O meteorologista Gustavo Verardo alerta para o volume de chuva que será acima da média tanto no RS como um todo e também em Santa Maria. Teremos bastante umidade e temporais com vento intenso, granizo e muita chuva. A média para o trimestre é de cerca de 430 mm e pode passar dos 500mm.
_ Teremos um início de primavera com muita chuva no Estado e em Santa Maria. A chuva intensa virá nos próximos dias com raios e deve durar até os primeiros dias de outubro. Sistemas de baixa pressão e a umidade vinda da região amazônica favorece a ocorrência de muita chuva no Rio Grande do Sul. Há inclusive risco de enchentes nas bacias do Uruguai e Jacuí na última semana de setembro_ sinalizou Verardo.
Além disso, a primavera, segundo Verardo será úmida, devido a grande quantidade de chuva. As temperaturas máximas deverão ficar abaixo da média durante a estação. No final, as temperaturas poderão passar dos 35ºC, entre novembro e dezembro. Em Santa Maria a chuva inicia no domingo à noite com risco de temporais. A próxima semana será bastante úmida com chuva forte em alguns momentos.
PARA OS PRÓXIMOS DIAS
Segunda
- Mínima: 20°C
- Máxima: 26°C
Terça
- Mínima: 18°C
- Máxima: 23°C
PREVISÃO DO CLIMATEMPO
Outubro
- Temperatura _ Muito calor na região central do país. Temperatura abaixo do normal apenas na região Sul.
- Precipitação _ De normal a abaixo da média, em quase todas as áreas. A maior parte da chuva cai na segunda quinzena. No oeste do Sul e no sul do Centro-Oeste chove um pouco mais que a média
Novembro
- Temperatura _ Calor diminui com relação à outubro, com o aumento da nebulosidade e da chuva, mas ainda é intenso.
- Precipitação _ Abaixo da média na maior parte do Sudeste, Nordeste e Norte. Acima da média no Sul, interior de SP e sul e leste de MS
Dezembro
- Temperatura _ Calor intenso na maior parte do Brasil. Normal no Norte
- Precipitação _ Abaixo da média em grande parte do País. Ligeiramente acima do normal no RS, SC e em parte do Norte e do Nordeste